Master Data Management - MDM

Disponibilize e acesse com facilidade a informação de mais alto valor da organização. Dados de clientes, produtos ou qualquer outro que apoie os processos críticos de negócios e que estão no coração de cada transação comercial são integrados em fonte centralizada. A aplicação de regras qualidade garantem visão única do Master Data.

Há muitos desafios associados ao MDM que envolvem processos e operações de negócios. As empresas têm necessidade de tomar melhores decisões estratégicas, ter sistemas mais ágeis, reduzir os custos operacionais, melhorar o serviço ao cliente através de múltiplos canais, cumprir regulamentos legais, fazer controles internos e externos, gerenciar a exposição ao risco, os dados de alavancagem para reconhecer e capitalizar sobre oportunidades cross-sell e up-sell. Ser capaz de identificar e entrar em novos mercados e introduzir produtos de forma rápida para ganhar vantagem competitiva.

Ter o controle sobre o dado mestre pode afetar cada um desses desafios -chave de negócios e transformá-los em benefícios:

Entrada em novos mercados e oferecimento de novos serviços e produtos

Solução para empresas que desejam estruturar um Centro de Competência em Business Intelligence (BICC), ou até mesmo escolher a plataforma mais aderente ao seu negócio, envolvendo integração das informações, gerenciamento de banco de dados, consulta e exploração dos indicadores.

  • Serviços Financeiros: da conformidade regulatória a comercialização de novos produtos para os clientes existentes
  • Seguros: gestão das políticas; processamento de pedidos
  • Varejo: processos de marketing direto - varejistas continuam a gastar quantias exorbitantes de dinheiro nesta área; programas e processos de fidelização de clientes
  • Comunicações: provisionamento e faturamento
  • Setor Público: cidadão beneficia-se dos processos ou o compartilhamento de informações em torno de pessoas de interesse
  • Hotelaria: reservas, emissão de bilhetes, check-in. Também gestão de fidelização e gestão de privacidade
  • Indústria automotiva: rastreamento de veículos, processamento de empréstimos
  • Saúde: registro do paciente é um exemplo clássico, especialmente através de clínicas múltiplas, hospitais, laboratórios

Redução de custos

Melhorar a eficiência operacional por meio de dados mestre de qualidade viabiliza processos de negócios otimizados, automatizados, sem erros e consequentemente com custo mais baixo.

Melhoria na tomada de decisões estratégicas

Use pontos de vista únicos de confiança para melhorar a eficácia da decisão estratégica.

Aplicação de processos regulatórios e redução de riscos

Qualquer organização tem algum nível de desafio para cumprir determinações do governo ou órgãos regulamentadores. As empresas usam dados mestre de confiança para melhorar os processos de conformidade regulatória que dependem de representações precisas de dados para funcionar corretamente.

Estar em conformidade com a privacidade dos consumidores e gerar relatórios exigidos também são ações facilitadas pela implantação MDM.

Melhoria nos serviços oferecidos ao cliente

Empresas que procuram melhorar o serviço ao cliente podem entender de forma profunda e abrangente o relacionamento com o mesmo e deixar esse conhecimento à disposição das pessoas, processos e sistemas que dependem dele, facilitando a operação.

Cross-Sell e Up-Sell

Aumento de carteira e rentabilidade dos clientes existentes.

Entrar em novos mercados, lançar novos produtos, conquistar novos clientes.

Nossos serviços:

A STIT Consulting oferece serviços de desenvolvimento e implantação do MDM passando por todas as fases do projeto:

Mapeamento de dados mestre
Levantamento de sistemas fonte
Investigação dos dados
Definição de arquitetura MDM
Implementação do MDM
Suporte

Fazemos estudo sobre a necessidade do cliente por meio do mapeamento de dados mestre, o dado considerado imprescindível e valioso dentro da empresa. A partir desse conhecimento, partimos para o levantamento dos sistemas fonte que armazenam este dado, definimos quais fonte de dados são mais completas e vão ser responsáveis por prover o chamado gold record. Também mapeamos quais e como os demais sistemas se relacionarão com o MDM. Uma vez conhecido o dado, iniciamos processo de investigação e aprofundamento no conhecimento desse dado para que seja possível prever necessidades de correções e padronizações. Com base no conhecimento dos sistemas e dados que vão popular o MDM é possível definir a arquitetura da solução. Tal definição passa pela necessidade de hardware, software e horas de consultoria para desenvolvimento. Uma vez definidos os pré-requisitos de arquitetura, parte-se para a implementação do MDM que pode ser a criação de um software específico para a empresa ou a customização de pacotes já existentes no mercado. Depois da implantação oferecemos serviço de suporte ao que foi entregue de forma a garantir a operacionalização e funcionamento com qualidade.

Visão única do cliente

Através de procedimentos de análise, padronização e deduplicação, determina-se o Golden record. Aquele que corresponde a melhor versão verdade sobre o cliente. Apenas os dados do cliente como endereço, telefone, documentos são analisados e tratados para se ter um único registro do cliente.

ID SISTEMA CPF CLIENTE ENDEREÇO
1 Conta Corrente 022.999.333.22 Maria José Pereira Lima Av: Paulista, 234, apto 90 São Paulo, SP
2 Cartões 022.999.333.22 Maria Pereira Lima Av: Paulista, 234, apartamento 90, São Paulo
3 Consórcio 02299933322 Maria José P. de Lima Avenida Paulista, 234, São Paulo, SP
Padronização
CPF CLIENTE ENDEREÇO
022.999.333.22 Maria José Pereira Lima Avenida Paulista, 234, apto 90, São Paulo, SP
022.999.333.22 Maria José Pereira Lima Avenida Paulista, 234, apto 90, São Paulo, SP
022.999.333.22 Maria José Pereira Lima Avenida Paulista, 234, apto 90, São Paulo, SP
Deduplicação
CPF CLIENTE ENDEREÇO
022.999.333.22 Maria José Pereira Lima Avenida Paulista, 234, apto 90, São Paulo, SP
Cliente Único

Visão 360 graus do cliente

Nesta fase, que vem após a identificação única do cliente, amplia-se o conhecimento sobre o cliente fazendo a relação do mesmo com todas as linhas de negócio com qual o mesmo se relaciona. Este cliente possui conta corrente, aplicação em fundos e também um crédito imobiliário. A partir de informações como essas é possível expandir os negócios feitos com o cliente, oferecendo produtos que se adequam ao seu perfil.

Produto

Conta Corrente

Produto

Crédito Imobiliário

Cliente

Maria José Pereira Lima

Produto

Poupança

Visão ampliada do cliente

Expande-se a visão 360 º do cliente buscando entender qual sua rede de relacionamentos pessoais e profissionais. O âmbito de visão agora ultrapassa as fronteiras da empresa. Este conhecimento permite que produtos sejam oferecidos não só de acordo com o histórico de seu relacionamento com a empresa, mas também com o momento atual vivido pelo cliente. Nesta fase é também de grande valia a utilização de tecnologias de Big Data.

Produto

Conta Corrente

Produto

Crédito Imobiliário

Teve Filhos

Cliente

Maria José Pereira Lima

Quitou seu imóvel

Produto

Seguro de Vida

Produto

Poupança