Data Mining

Vendedores de uma pequena loja de discos e cd’s possuem grande conhecimento dos seus produtos, como autores, estilos de música, hits do momento, as coletâneas e outras informações importantes para atraírem seus clientes incentivando uma possível volta a loja na busca de dicas e outras informações.

O vendedor precisa conhecer seus clientes, seus gostos musicais para personalizar seu atendimento fazendo indicações precisas, além de agradar seu cliente na tentativa de estabelecer uma relação de lealdade.

Quando se trata de uma pequena loja como um comércio especializado em um nicho de negócio é possível com o tempo conhecer as características de cada cliente, ganhar sua confiança e personalizar um atendimento distinto garantindo sua fidelização.

Entretanto, como estabelecer um atendimento personalizado entendendo as características de cada cliente quando se trata de grandes empresas onde a variedade de produtos e o número de clientes é muito maior?

Como estabelecer um maior contato com seus clientes em um cenário onde os mesmos não têm nenhuma interação física com a empresa ou quando a grandeza do negócio impede a relação próxima citada no exemplo do dono da loja de discos?

Para se ter essa proximidade torna-se necessário substituir o meio como essas informações são capturadas, armazenadas, estudadas e entendidas a fim de possibilitar o aprendizado das características de cada cliente.

As informações passaram a ser armazenadas em grandes bancos de dados conhecidos como Data Warehouses (Armazém de Dados) que se assemelha a memória do vendedor, onde os dados são armazenados de forma histórica. Já a capacidade para aprendizado foi substituída por técnicas de estatísticas e inteligência artificial conhecidas por Data Mining (Mineração de Dados) assemelhando-se a inteligência do vendedor, onde o objetivo é prever, descobrir e classificar as informações.

De forma geral Data Mining pode ser definido como o método de exploração de grandes volumes de dados com objetivo de identificar padrões e informações preciosas para o negócio das empresas

Com o avanço das pesquisas em inteligência artificial surgiram algumas ramificações de estudos voltados para facilitar o uso dessa tecnologia. Softwares conhecidos como Machine Learning (Aprendizado de Máquina) facilitam a utilização de alguns algoritmos e técnicas da inteligência artificial permitindo que o computador aprenda com grandes massas de dados e encontre padrões e características que tragam o conhecimento desejado para o negócio.